3/08/2010

NATURA NÃO TESTA EM ANIMAIS


Bom, uma vez eu lembro ter lido em algum lugar, que a Natura estava eliminando todos os testes em animais. Para comprovar, a um tempo atrás, mandei eu mesmo um e mail para a natura perguntando se a informação procedia.

Pois é... Natura agora não realiza testes em animais!
E o melhor de tudo: Eles não compram matéria prima testada em animais. Não dá pra dizer, porém, que os produtos Natura são agora totalmente veganos, porque a composição de alguns ainda leva proteína de leite, mel, cera de abelha e pelos de cabra.

Em algumas revistas Natura, já vem escrito "Produtos não testados em animais" ou coisa do tipo. Legal, não é?

Bom, quem não acreditar e quiser perguntar, vá em frente! O e mail é: snac@natura.net

E pra quem se interessar em ler o email, resposta deles para mim, aí vai:


Olá Eduardo,

Pedimos desculpas pela demora na resposta e agradecemos seu contato.


Eduardo, a Natura tem como razão de ser a promoção do Bem Estar Bem, que é a relação harmoniosa do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o mundo à nossa volta: seres humanos, animais, vegetais e tudo o que habita o planeta.


Nesse sentido, acreditamos que os testes em animais devem ser eliminados em todos os casos em que isso for possível e desejamos ser atuantes na difusão dessa idéia.


Por conta dessa visão, eliminamos completamente a realização de testes em animais de nossas práticas, sem abrir mão dos exigentes critérios de segurança de uso de nossos produtos.


Eduardo, ressaltamos que nosso compromisso se estende aos nossos fornecedores, diferentemente de algumas práticas do mercado, ou seja, não promovemos testes em animais e não adquirimos matérias-primas ou insumos testados em animais, em nossa cadeia produtiva.


Para difundir a eliminação dos testes, incentivamos ainda nossos fornecedores a estender essa condição a toda sua produção, mesmo aquela destinada a outras empresas.


Cabe destacar que não há obrigatoriedade legal em eliminar o uso de testes em animais, a eliminação dos testes de nossas práticas foi definida e perseguida durante mais de seis anos por decisão interna da Natura, alinhada com a evolução dos padrões éticos da sociedade.


Eduardo, nesse período, investimos na busca, validação e implementação de métodos alternativos e efetivos, que cumpram nossos critérios de segurança de uso de produtos e não comprometem a saúde dos nossos consumidores.



Como parte do desenvolvimento de novos ativos, investimos no desenvolvimento de métodos alternativos, dando preferência àqueles que já foram validados cientificamente e aceitos internacionalmente, com o compromisso de buscar sempre as melhores práticas


Mantemos laboratório in vitro, para avaliações de matérias-primas e produtos em células humanas ou de animais cultivadas artificialmente.


Eduardo, como complemento, desenvolvemos e realizamos rigorosos testes de avaliação clínica em humanos, cumpridos dentro dos mais altos padrões éticos.


Estamos à sua disposição, Eduardo. Entre em contato sempre que desejar!


Abraços,

Maria Souza

Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor

Um comentário:

VegVida disse...

"Os produtos Natura são agora totalmente veganos."
Infelizmente, não são. A Natura afirma que está em processo de vegetalização da linha, mas ainda usa coisas como cera de abelha, mel, proteína de leite, os pincéis de maquiagem da linha Natura Diversa são de pêlos de cabra...
Na comunidade SAC Vegano no Orkut dá pra ter uma idéia da confusão.