3/11/2010

Olá, todo mundo!
Bom, hoje eu vou colocar um texto feito por um amigo meu que está cursando Jornalismo. (valeu, Renato!)
Em negrito/itálico vai o texto, e o restante faz parte do meu comentário, ok? Então vamos lá!

Parlamento canadense protesta contra o veto da União Européia à comercialização de produtos derivados de foca

Na ultima quarta-feira, 10/3, foi servido no restaurante da sede do Parlamento do Canadá refeições em que o principal ingrediente foi carne de foca, jantar em forma de protesto a proibição da comercialização de produtos a base deste animal na União Européia.
Tal proibição sofre excessão quando se trata da caça de subsistencia pela comunidade inuíte (membros da nação indígena esquimó que habitam as zonas árticas e subárticas) ou outras comunidades aborigenes, onde é permitida a comercialização em pequena escala. Também é permitida a colocação da venda de produtos que resultem da caça deste ser vivo quando permitido por algum Estado-Membro para administrar algum recurso marinho, porém esta comercialização não pode ter fins lucrativos.
Esta proibição se dá pela forma cruel de como é feita a caça a este animal - os animais levam tiros ou pauladas violentas na cabeça com um instrumento cheio de pontas afiadas - e também por poder causar a extinsão desta especie. Para se ter uma ideia da dimensão da caça a este animal no Canadá, todo ano morrem cerca de 275 mil focas, sem contar as 30 mil focas aproximadamente que são mortas na Russia.
Porém a ministra da Pesca e Oceanos do Canadá, Gail Shea, rebate esta decisão da União Européia dizendo que eles estão "mal orientados e mal intencionados". No Canadá, de formal legal, é permitido a caça de até 280 mil focas.



Que beleza de protesto, não é mesmo?
Tudo bem que o foco do veganismo não é a foca (trocadilho), e sim todos os animais, mas qualquer lei que favoreça animais é bem-vinda. Até mesmo nessas condições onde podemos enxergar interesses econômicos/políticos.

Mas olha que engraçado: DUZENTAS E SETENTA E CINCO MIL focas mortas anualmente no Canadá, e na opinião da Dona Gail Shea, a tal Ministra, os mal intencionados nessa história, são os da União Européia. Quem diria, hein?

Nenhum comentário: