1/31/2010

Por que ser vegano?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o veganismo não é apenas uma dieta, e sim um meio de vida.

O veganismo não é muito bem compreendido, então mostrarei um pouco do meu ponto de vista sobre este assunto.

Por que ser vegano?

Bom, existem vários porquês, mas o primeiro e mais comum é o cuidado e respeito por todos os seres vivos capazes de pensar e sentir, e não somente por seres humanos. Talvez tenha existido um tempo em que seres humanos realmente necessitassem de carne para sobreviver, porque não tinham ainda capacidade e inteligência suficiente para suprir suas necessidades com apenas vegetais. Mas estes tempos há muito passaram, e se o ser humano ainda come carne, é por luxo. Luxo este, que vem acabando com o equilíbrio do Planeta Terra, e causando dor e sofrimento para outras espécies.

Nós seres humanos, ainda comemos carne, porque ao contrário do que pensamos, não sabemos a procedência deste alimento. Os animais criados para alimentar seres humanos, não vivem uma vida feliz, ao contrário do que todos pensam. Muitos deles nunca vêem a luz do Sol, e não conseguem nem ao menos virarem-se nos cativeiros. São administrados remédios (calmantes, por exemplo) para mantê-los longe de brigas e vivos, mesmo em situações precárias. As galinhas por exemplo são debicadas, com o intuito de não matarem umas as outras neste confinamento. E muitas doenças podem chegar a nós seres humanos, graças à administração de antibióticos aos animais.

Outra ótima razão para não comermos carne, é o aquecimento global. Não, você não leu errado, e nem eu cometi um erro de digitação. É isso mesmo! Segundo estudos, o consumo de carne e produtos derivados de animais soma 18% dos gases responsáveis pelo efeito estufa! Compare isto com todos os veículos do mundo (carros, aviões, navios, tudo!) que são responsáveis por 13% dos gases que causam o efeito estufa, e você terá em muito o que pensar! Está curioso(a) pra saber como isto é possível? Bem, isto é matéria para um outro texto.

Mais uma razão para tornar-se vegano é sua saúde! Ao contrário do que todos pensam, é possível manter uma dieta vegana e saudável ao mesmo tempo. É possível substituir proteínas, vitaminas e etc. Um bom exemplo é a substituição do cálcio do leite de vaca, pelo cálcio de frutas, verduras e grãos. Especialistas dizem até mesmo que o consumo de leite pode trazer mais males que benefícios.

Ainda não está satisfeito? Bom, então continue lendo! Tenho aqui uma outra razão para não mais consumir carne e produtos de origem animal: É uma bela maneira de se acabar com a fome mundial. (Como assim?) Muito bem, você sabia que para produzir 1kg de carne, é preciso, em média, 7kg de soja e milho? Isso sem tocarmos no assunto água! Imagine o terreno gasto com a plantação de alimentos para manter animais criados com intuito de alimentar seres humanos. Agora pense em todo este terreno revertido para alimentação exclusiva do ser humano. Legal, não é?
O nosso Planeta não dá conta de alimentar todos os seres humanos com carne. FATO!

Agora se me permitem,vou expor aqui um motivo especial para tornar-se vegano: Você se sentirá uma pessoa maravilhosa. Se sentirá como se estivesse salvando o mundo! E acredite, não é tão difícil como todos pensam.

Desculpem-me se o texto foi muito grande e cansativo, mas não pude fazer nada, os motivos para tornar-se vegano não acabam nunca!

1/29/2010



Ser humano não sabe explorar a abundância.

I really love being VEGAN! É uma coisa que me faz bem o tempo todo. Mesmo quando eu penso ter deixado meus ideais meio de lado, mesmo quando eu penso ter ignorado algum princípio, ou quando penso ter esquecido de quem eu sou, ainda me resta o veganismo.
Mesmo quando estou em baixa comigo mesmo e com o que acredito, eu ainda sou vegan, e isso me faz pensar que eu ainda não sou comum. Me faz pensar que eu ainda faço o que acredito, que continuo agindo contra o que não acho certo.
E não me julgue mal, não pense faço o que faço só pra sentir-me melhor. Não penses que com isso me conformarei com o resto. Não! Prometo brigar um pouquinho com o mundo. Mas eu tenho que saber separar.

Faça você mesmo!
Faça você mesmo!
Faça você mesmo!
Faça você mesmo!
Eu acredito no "Faça você mesmo!"

E não quero me gabar e nem dizer que sou melhor que alguém. Não quero passar a impressão de que sou velho no negócio, e sim que sou de coração e sou porque acredito!

"Assim que percebo a superioridade de um pensamento, mudo o meu."

Só quero dizer que sou quem sou e me sinto feliz com isso. Eu bem queria que todos sentissem o mesmo que eu.

Agora eu entendo: Vegetarianismo, por você, por sua família, pelos animais.